Uso de Animais em Laboratório - Animais Venenosos
Trabalho realizado por:
Helena Ribeiro nº31
12ºB
Introdução
Actualmente pouco ou nada se faz em laboratório sem a utilização de animais a servir de cobaias. Na opinião de muitas pessoas isso é desumano, visto que os animais também sofrem.
Em Portugal são poucos os animais venenosos que existem, sendo o principal a víbora.
Utilização de Animais em Experimentação Biomédica
O uso de animais em pesquisa é visto na história da ciência e da humanidade e é motivo de debate nos dias atuais.
Os modelos animais garantiram grandes descobertas biomédicas e acompanharam o desenvolvimento tecnológico. Na área de análises clínicas veterinárias, é preciso estar a par dos métodos e meios de uso dos animais em experimentação, e o aperfeiçoamento desse tema torna-se imprescindível diante da necessidade ainda latente de seu uso, das exigências para esse e da busca de alternativas e ponderações éticas do tema.
O objetivo desse trabalho é analisar as referências disponíveis sobre o uso de modelos animais em pesquisa, enfocando aspectos relativos às análises clínicas. Verificou-se um grande número de publicações relacionado ao tema do bioterismo e da ética na experimentação animal.
Conclui-se que o uso de animais em pesquisa ainda é necessário e o debate ético, embasado por normas legais e diretrizes de órgãos ou comitês de regulamentação, norteia a busca de alternativa e, enquanto isso, o bom uso desses. Hoje, nas pesquisas veterinárias, quando não se usa a própria espécie animal a qual se dedica o estudo, mostra-se a preferência por animais de laboratório genética e sanitariamente definidos.
Argumentos contra o uso de animais nas pesquisas científicas:
A medicina humana não pode ser baseada em medicina veterinária, já que os animais são diferentes