saude
Trata-se do capítulo 1: O Papel da Atencao Primaria na Construcao do SUS, extraído do livro Atencao Primária e Promocao da Saúde, de 197 página, da Colecao Para Entender a Gestão do SUS, Conselho Nacional de Secretário de Saúde. Este capítulo aborda o conceito da Atencão Primária à Saúde (APS) ou Atencão Báscia (AB) mostrando que estes dois termos tem o mesmo significado, discute a importância da Atencão Primária para eficiência e efetividade dos sistemas de saúde, trazendo evidências dessa importância publicadas em literatura. Além disso, descreve um breve histórico da APS no Brasil e a importância do seu fortalecimento neste momento específico na historia do SUS, apontando o seu sucesso através da Saúde da Família, finalmente aborda desafios a serem conquistados como a valorização do espaço da APS, recursos humanos e gestão da APS e prática das equipes e financiamento.
A construção do SUS avançou muito nos últimos anos, e independente de onde ocorram há princípios similares como primeiro contato, coordenação, abrangência ou integralidade e longitudinalidade, que vem sendo reforçados pelo acúmulo de publicações que demonstram o impacto positivo na saúde a população, no alcance da maior equidade, maior satisfação dos usuários e nos menores custos para o sistema de saúde. Além disso, que os sistemas de saúde baseados nos modelos médico-hospitalocêntricos vem demostrando sinais de esgotamento necessitando de reformulação, para melhoria dos indicadores de saúde. APS demonstra ser um elemento-chave nos sistemas nacionais de saúde, atuando nos indicadores de saúde e com grande potencial regulador na utilização dos recursos de alta densidade tecnológica, garantindo o acesso universal aos serviços que beneficiem a população.
Há diferentes interpretações da abrangência e conceito da APS, o que acarretou na utilização de diferentes termos para nomear esta