Saude
A psoríase é uma doença de pele genética auto-imune. É uma doença crônica, hiperproliferativa da pele,de etiologia desconhecida,mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos somente a pele e afetada não comprometendo nenhum dos órgãos internos,homens e mulheres são atingidos de forma igual,e a doença se manifesta principalmente entre 20 á 40 anos de idade,podendo também surgir em qualquer fase da vida.
Como se manifesta?
Manifesta-se com a inflamação nas células da pele, chamadas queratonócitos, provocando o aumento exagerado de sua produção, que vai se acumulando na superfície formando placas avermelhadas de escamação esbranquiçadas ou prateadas. Isso em meio a um processo inflamatório e imunológico local. O sistema de defesa local, formado pelo linfócito T,é ativado como se a região cutânea tivesse sido agredida. Em conseqüência, liberam substâncias mediadoras da inflamação
Chamadas citocinas que aceleram o ritmo de proliferação das células da pele.
Sintomas
Por ser uma doença que afeta a pele e órgãos externo visível, esta doença tem efeitos psicológicos não negligenciáveis, a forma como o individuo se vê está valorizada com a valorização pessoal,muitas vezes, o individuo fica mais sensível a aparência exterior do que com a doença propriamente dita,além disso pode apresentar também dores lombares e rigidez matinal,e por ter esses sintomas acabam sendo confundidas com outras doenças.
Os quadros de psoríase recebem sua denominação conforme sua localização e aspecto:
Psoríasevulgar:placas avermelhadas, uniformes,escamas secas e aderentes prateadas ou acinzentadas,localizam-se no couro cabeludo, cotovelos joelhos.
Psoríase Invertida: Lesões mais úmidas que se localizam em áreas de dobras, como embaixo das mamas e área genital.
Psoríase Gutata: Lesões em forma de gotas associadas a processos infecciosos localizadas no tronco e parte proximal dos braços e coxas.