Saude ocupacional
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO
Nome
SAÚDE OCUPACIONAL
MANAUS 2012
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO
SAÚDE OCUPACIONAL
Trabalho de pesquisa para obtenção parcial de nota da disciplina Diretriz Políticas ministrado pela Professora Ana Bethânia.
MANAUS 2012
INTRODUÇÃO
Fazendo um breve histórico sobre saúde ocupacional tem por finalidade a promoção global da saúde dos trabalhadores, a adaptação à função e a prevenção de doenças profissionais, promovendo o bem estar físico, psíquico e social. Saúde ocupacional e um benefício tanto para o empregado, quando para o empregador.
1 HISTÓRIA DA SAÚDE OCUPACIONAL No Brasil, a saúde ocupacional começou a ganhar importância na década de 1970 quando o país estava se industrializando. Nessa época de transição, a indústria atuava sem muitas regras esclarecidas e os operários eram expostos a muitas situações perigo, tanto que o número de acidente de trabalho que acontecia, nessa época, era um dos maiores do mundo.
Os sindicatos foram muito importantes para firmar os direitos do trabalhador no Brasil, assim como lutaram pela melhoria das condições de saúde trabalhistas na indústria. Depois da Constituição de 1988, as possibilidades melhoraram, o governo passou a oferecer os Serviços de Saúde do Trabalhador, que tinham como objetivo vigiar as condições oferecidas aos trabalhadores em todo o país.
Hoje, as empresas buscam deixar bem claras o respeito aos Direitos do Trabalhador e o valor à saúde dele. Trata-se de uma estratégia humanitária que visa produzir com dignidade e respeito, conquistando, assim, a confiança de quem consome os produtos e serviços da empresa em questão.
2 CONCEITO DE SAÚDE OCUPACIONAL Segundo a Organização Mundial da Saúde, a principal finalidade dos Serviços de Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho,