Saude na comunidade
Universalidade
Os técnicos de radiologia são profissionais de saúde que efetuam exames na área da radiologia, ou seja, atuam ao nível da produção de imagens do interior do corpo que permitem diagnosticar situações patológicas como pneumonias, tumores ou fraturas ósseas, entre muitas outras. As suas principais funções consistem, assim, na programação, execução e avaliação de todas as técnicas radiológicas utilizadas no diagnóstico, na prevenção e promoção da saúde, recorrendo para esse efeito a equipamentos tecnologicamente avançados.
As suas funções compreendem a preparação e posicionamento do utente para a realização do exame, bem como a sua vigilância durante o mesmo. Além disso, planeiam, programam e executam os procedimentos necessários ao esclarecimento da situação clínica dos doentes.
Por vezes, elaboram um relatório preliminar descritivo daquilo que observam, no sentido de permitir uma correta decisão por parte do médico, na elaboração do diagnóstico e na definição da terapêutica. Pelo fato de trabalharem com radiações, estes profissionais devem manter um nível máximo de segurança na sua utilização com vista a assegurar a sua proteção e a do paciente.
As técnicas que tradicionalmente utilizam incluem a radiologia convencional, a tomografia axial computadorizada (usualmente designada por TAC), a ressonância magnética e a ecografia, entre outras. O âmbito da radiologia tem vindo a aumentar nos últimos anos – em parte devido ao desenvolvimento tecnológico - e novas técnicas têm surgido, como a angiografia, que permite o estudo dos vasos arteriais e venosos. Dada à diversificação crescente das técnicas utilizadas, a atividade destes profissionais é também designada por imagem, termo que pela sua abrangência é considerado mais adequado à realidade