Sistema de numeração decimal
Ele é o sistema mais utilizado em nosso cotidiano, mas existem outros sistemas de numeração, como binário, octal e hexadecimal.
Sistema Binário: Como o nome já diz é um sistema que utiliza 2 números apenas (0 e 1)
Sistemas Digitais, como computadores e calculadoras utilizam esse sistema, que correspondem como aberto e fechado, aceso e apagado, passagem-vedação, etc., uma vez que os circuitos digitais são constituídos por elementos dotados de dois estados distintos.
Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits, ainda, é chamado de nibble.
Sistema Octal: A base Octal utiliza 8 numeros (0-7), é utilizado nos sistemas digitais, pois associando-se algarismos de um numero binário (bits) em grupos de três, obtém-se uma correspondência direta com os dígitos do sistema octal.
Sistema Hexadecimal: Esse sistema é composto de 16 unidades, sendo que dez (0-9) são como no sistema decimal e seis (A-F) composta por letras ficando assim: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,A,B,C,D,E,F, as letras correspondem aos números de 10 a 15 no sistema decimal. Ele é muito utilizado para representar números binários de uma forma mais compacta, pois é muito fácil converter binários pra hexadecimal e vice-versa. Dessa forma, esse sistema é bastante utilizado em aplicações de computadores e microprocessadores.
Exemplos de conversão do sistema decimal para binário, octal e hexadecimal.
(45)10 – (101101)2
45/2
1 22/2 0 11/2 1 5/2 1 2/2 0 1
Para converter de decimal para binário basta fazer a divisão sucessiva por 2, sendo que o resultado da ultima divisão é chamado de MSB (more significative bit) e o resto da primeira divisão é chamado de LSB (less