saude mental
A organização consiste na maneira como o enfermeiro irá dispor os materiais na unidade. Ele deve procurar centraliza-los em locais de fácil acesso para facilitar o uso e o controle. A fim de organiza-los melhor, é importante que se analisem a planta física e as atividades desenvolvidas na unidade.
O Controle
O controle das matérias envolve desde a quantidade (consumo), a qualidade, a conservação e reparos, até a proteção contra roubos e extravios dentro da organização.
O processo de compra das materiais utilizados nas unidades de enfermagem
A participação dos enfermeiros no processo de compras de materiais nas instituições de saúde (hospitalares) vem sendo cada vez mais requisitada. Informalmente, o enfermeiro sempre participou desse processo, opinando quanto ao tipo, à quantidade e à qualidade dos materiais utilizados nas unidades de enfermagem. Atualmente, o enfermeiro tem atuado oficialmente em comissões de licitações, integrando aos grupos de assessoria a compra e emitindo pareceres técnicos nos processos de compra. Nas instituições de saúde privada, a compra é direta, isto é, o serviço de compras negocia livremente com os fornecedores, seguindo apenas diretrizes financeiras da instituição. É um sistema burocratizado e por isso ágil. As instituições públicas têm de seguir rigidamente as normas relativas aos procedimentos legais que regulamentam as licitações do setor publico. Licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a administração publica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse, visando proporcionar oportunidades iguais aos fornecedores. Os procedimentos de compra nos serviços públicos são lentos, devido às normas burocráticas e às restrições financeiras. As atividades do enfermeiro em relação a compra de materiais podem variar de uma instituição para outra.
Cegran-Centro de Ensino Campograndense
Acilina
Annethee