SAUDE MENTAL
Considerando a Teoria de Orem objeto de estudo dos enfermeiros, indaga-se como estes a aplicam nas práticas de cuidado, ensino e pesquisa. Conclui-se que a Teoria de Orem foi aplicada no seu conceito de autocuidado como referencial na prática e na fundamentação teórica, na identificação do déficit de autocuidado e na utilização do sistema de apoio-educação como instrumento do cuidar. Portanto, ela contribui paraconstruir outras teorias de enfermagem.
A qualidade da produção do conhecimento em enfermagem é notória ao longo dos anos, sobretudo rA qualidade da produção do conhecimento em enfermagem é notória ao longo dos anos, sobretudo referente às inovações e avanços teóricos etecnológicos.
Essa teórica apresentou suas concepções de enfermagem em 1971, cuja publicação foi atualizada em diversas edições até a presente década. Nos anos de 1980 e 1985, foram realizadas revisoes de sua teoria ,ampliando no foco do individuo para unidades multipessoais e exposição da teoria geral da enfermagem formada por tres constructos teoricos inter-relacionados : a teoria do autocuidado ,a teoria das deficiencias do autocuidado e a teoria do sistema de enfermagem.
Posteriomentoe orem fefiniu a enfermagem como um serviço de saude especializado distinguindo-se de outros servicos humanos por ter seu foco de atencao nas pessoas com incapacidade para contínuaprovisão de qualidade e qualidade de cuidados em um momento especifico,sendo eles reguladores de seu proprio funcionamento e desenvolvimento.
Conceito de auto cuidado:referente a capacidade que os seres vivente tem de cuidar de si ,desempenhando atividades em seu proprio beneficio, afim de manter a vida a saude e o bem estar proprio.portanto , ele inerente á vida , asobrevivencia dos humanos independe de indentificaçao de doencas ou traumas biologicos , psicologicos , economicos ou sociais, sendo uma obrigatoriedade do viver, assim como o aprender a viver ,sendo indispensavel a