saude humana
A força dessa cultura medica no penssamento ocidntal tem sido tão forte, que a própria psicologia clinica apesar das iferentes visoes que tem caracterizado seu desenvolvimento, desnvolveu-se a partir do conceito de doença, que virou o referente essencial de suas praticas e construçoes teoricas. Esse imaginario da psicologia clinica, dominado pelo conceito de doença e centrado nos processos psiquicos do individuo, evoluiu com as terapias sistemicas, orientandas a compreender a patologia dentro a organização do sistema familiar.Essa evoluçao do penssamento clinico, muito influenciado pela teoria dos sistemas e pelo pragmatismo , não conseguiu chegar a integrar a familia ao sistema social, pelo qual a clinica não chgou a a itegrar numa visao vedadeiramente social . Inclusive a compreensão dos sintomas e da propria doença stavam mais referidas ao interpessoal que outra dimensões complexas da constituição do social.
O desenvolvimento do modelo de medicina comunitaria, teve um forte impaco sobre a psicologia, fortemente a aparição de uma Psicologia Comunitaria a saude.
A saude é um aspecto de cultura e da sociedade. Cada sociedade, ao longo da historia, tem desenvolvido suas representações e praticas em relaçao a saude e a doença, as que, de fato, têm representado um aspecto constitutivo do teorico do tecido social em seu conjunto. A ordem simbolica em que se tem expressado o tema da saude esta estreitamente relacionada aos discursos e pra praticas dominantes em cada socieade