Saude da criança
Apresentação
• A elaboração deste material é fruto do intenso trabalho do Grupo Técnico, composto a partir do Seminário dos Enfermeiros do PSF promovido em junho de 2002, e contou com discussões junto às áreas temáticas afins da Coordenação de Desenvolvimento da Gestão Descentralizada – COGest, tendo inclusive sido apreciado e aprovado pelo Conselho Regional de Enfermagem – COREN-SP.
Esperamos que este protocolo possa contribuir para a melhoria da prática assistência dos enfermeiros, com a ressalva de que foi elaborado na perspectiva da complementar outras publicações existentes.
São Paulo, 10 de janeiro de 2003 Dra. Anna Maria Chiesa Coordenadora – PSF – SMS
I - Introdução
• A(o) enfermeira(o) na atenção básica atua em todas as fases do ciclo de vida dos indivíduos de sua área de responsabilidade, visando à proteção, promoção e recuperação da saúde.
• Na saúde da criança, a atuação da enfermagem visa sobretudo promover o aleitamento materno, crescimento e desenvolvimento adequados, o aumento da cobertura vacinal e trabalhar no controle das situações de risco à saúde, visando o não comprometimento do potencial de cada criança.
I - Introdução
• Considerando a necessidade da instrumentalizar as(os) enfermeiras(os) que atuam nas UBS com PSF e garantindo que essa assistência ocorra conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde, fez-se necessária a elaboração deste documento com o objetivo de nortear condutas no âmbito da Atenção Integral à Saúde da Criança. • Tendo em vista a diversidade em termos das condições de vida, condições de trabalho e do panorama epidemiológico que encontramos no município de São Paulo, identificamos diferentes características de problemas e necessidades da população infantil para estruturar as ações.
I - Introdução
• Portanto, cabe aos profissionais que atuam nas Equipes de Saúde da Família (ESF) adequar as recomendações