Matriz bcg
RESUMO
A Educação Superior brasileira vem sofrendo várias mudanças nos últimos anos. De acordo com os últimos Censos da Educação Superior, as matrículas dos cursos de graduação das
Instituições de Ensino Superior (IES) particulares tiveram um elevado crescimento. Paralelo a esse fato houve também um aumento do número de IES no país, o que ocasionou o excesso de vagas nos cursos de graduação. Há que se considerar, ainda, outras dificuldades vivenciadas pelas IES, como a inadimplência e a evasão. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho trata da implantação do Planejamento Estratégico de Marketing na Administração
Educacional Superior para entender o cenário nacional. O principal objetivo desta pesquisa é mostrar como a Matriz Boston Consulting Group (BCG) pode auxiliar o gestor educacional em sua função. A metodologia foi baseada num estudo exploratório em duas Universidades, uma Faculdade e um Centro Universitário, localizados no interior do Estado de São Paulo.
Como resultado, o estudo fornece para a Instituição de Ensino Superior uma ferramenta analítica que classifica seus cursos, a fim de que ela possa melhor planejar a distribuição de seus recursos nos aspectos mercadológicos e financeiros.
Palavras chaves: Administração. Marketing. Estratégia. Educação.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, profundas mudanças têm ocorrido na esfera organizacional da
Educação brasileira. No que se refere ao Ensino Superior, de acordo com os Censos da
Educação Superior de 2000 e 2004, as matrículas de Graduação apontaram para um elevado crescimento nas IES privadas saltando de 1.807.219, em 2000, para 2.985.405, em 2004. No entanto, há que se destacar, também, que o número de IES particulares aumentou, consideravelmente, nesse mesmo período, sendo que, em 2000, existiam 1.004 IES no país e em 2004, o número chegou a 1.789.
Além do excesso na oferta de