Saude coletiva
TIPOS DE UVAS E DE VINHOS
1 – Cabernet Sauvignon Oriunda da região de Bordeaux, França. Principais aromas: pimentão verde, violeta, amora, cassis, ameixa, coco, baunilha, couro, cacau e tabaco.
2 – Merlot Também da região de Bordeaux. Principais aromas: os mais complexos lembram trufas e são frutados, com características de ameixa, cereja preta, framboesa e groselha.
3 – Barbera Originária da região norte da Itália e também é cultivada na Argentina e no Brasil. Origina vinho rico em extrato, com coloração intensa e acidez elevada. Com estas características seria uma boa opção de uva tinta para região Nordeste do Brasil.
4 – Pinot Noir O berço da Pinot Noir é a Borgonha, na França. Foi introduzida no Brasil há mais de setenta anos, é uma uva muito sensível às condições climáticas.
5 – Pinotage É o resultante do cruzamento entre a Pinot Noir com a Cinsaut, realizado na África do Sul pelo Prof. Peroldt, em 1922. É produtiva, resistente a podridões do cacho e apresenta ótimo potencial. Origina vinho frutado, apto a ser consumido jovem.
6 – Bonarda Também da região norte da Itália foi introduzida no Rio Grande do Sul em 1930, sendo logo difundida nos vinhedos da Serra Gaúcha. É uma uva de brotação precoce, vigorosa e produtiva. Normalmente atinge boa graduação glucométrica, isto é, bons níveis de açúcar. Origina um vinho com boa cor e rico em extrato.
7 – Cabernet Franc Também da região de Boedeaux foi introduzida no Rio Grande do Sul pela Estação Agronômica de Porto Alegre, por volta de 1900. Origina um vinho para ser consumido ainda jovem.
8 – Gamay Da região da Borgonha, França. Produz vinho geralmente jovem, fresco e com acidez relativamente elevada, é um vinho para ser consumido jovem, mas há produtos de qualidade e com características para o envelhecimento. Aromas: frutas vermelhas, como o morango.
9 – Syrah Também conhecida como Shiraz, há ate pouco tempo sua origem era desconhecida.