saudaçao
Significado de Saudação
s.f. Ação ou efeito de saudar.
Cumprimento demonstrado através de gesto(s) e/ou palavra(s).
Manifestação de cortesia; demonstração de cuidado ou respeito; mostra de admiração: o Papa fez uma saudação aos fiéis.
(Etm. do latim: salutatione.m)
Sinônimos de Saudação
Sinônimo de saudação: aclamação, alocução, respeito e reverência
Definição de Saudação
Classe gramatical: substantivo feminino
Separação das sílabas: sau-da-ção
Plural: saudações
Supõe-se que a saudação tenha surgido na República Romana. Não se sabe se saudações como uma cortesia militar existiam na cultura romana. Entretanto, existem imagens que mostram gestos similares existentes na era imperial. Estes descrevem os líderes romanos que comandam suas tropas (cenas do "adlocutio") geralmente com seu braço levantado em um gesto retórico. Em algumas imagens, tropas são descritas também com os braços levantados, sugerindo possivelmente a aclamação do líder. Diversas cenas aparecem na coluna de Trajano 1
A associação do gesto com a cultura republicana romana parece ter emergido no século XVIII na França com movimentos revolucionários antimonárquicos. Diversas pinturas no estilo neoclassico descrevem os heróis romanos que adotam variações do gesto. A mais famosa e influente destas pinturas é O Juramento dos Horácios (1784) de Jacques-Louis David, que ilustra uma garantia da lealdade à república romana. Na pintura O Juramento da corte de tênis (1792) os participantes levantam seus braços em juramento para criar uma constituição nova. Depois que o governo republicano foi substituído pelo regime imperial de Napoleão Bonaparte, David usou o gesto nas imagens de Napoleão recebendo a aclamação e a lealdade de seus soldados.
Como o fundador da escola académica francesa de arte, David foi imitado por muitos pintores durante o século XIX, que descreveram regularmente o gesto nas cenas da história imperial romana.
De juramento à saudação[editar | editar