satélite NOAA
A família de satélites NOAA (National Oceanic Atmospheric Administration), é administrada pelo National Environmental Satellite and Information Service (NESDIS), National Aeronautics and Space Administration (NASA), responsável pelos lançamentos.
A História do Programa de Satélite NOAA , traça o desenvolvimento do sistema de satélite meteorológico dos EUA de um compromisso no início de 1953 pela administração Eisenhower para iniciar um satélite em órbita da Terra em 1958, para o sistema de órbita polar da próxima geração, a Joint Polar Satellite System ( JPSS ).
Iniciada em 1960 com o lançamento do satélite TIROS-1.(Televisão por Satélite de Observação Infravermelho). Entre 1960 e 1965 foram lançados 10 satélites TIROS. Entre 1966 e1969, foram lançados 9 novos satélites, denominados TOS (TIROS Operational Satellites), operados pela ESSA (Environmental Science Services Administration), pertencente à NOAA.
A partir do lançamento do sexto satélite da série, ela foi denominada NOAA. Foi o início de uma longa série de satélites meteorológicos de orbita polar. O programa NOAA que foi implementado pelo U.S. Defense (Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América) e pela NASA para atuarem na área de meteorologia (GEOSERE , 2007).
A existência de vários satélites da mesma família, com características semelhantes, que possibilitou a geração diária de várias observações globais de padrões meteorológicos e condições ambientais (Chuvieco, 1996)
Operações de satélites da NOAA cresceram a partir do programa espacial cedo e o desejo de estudar a nossa Terra de um ponto alto no céu de vantagem. Ao longo do último meio século, os satélites da NOAA evoluíram de satélites meteorológicos para satélites ambientais. Os dados são usados para aplicações relacionadas com os oceanos , as regiões costeiras, agricultura, detecção de incêndios florestais , a detecção de cinzas vulcânicas , o acompanhamento do buraco