Geotecnologia
Os incêndios são uma das mais importantes fontes de danos aos ecossistemas florestais nas regiões de desenvolvimento. Nos últimos anos tem aumentado às áreas de queimadas no Brasil, em virtude da ocupação do seu território, ocasionando a perda de biodiversidade, o aumento do efeito estufa, além da poluição do ar, crescendo a ocorrência de doenças respiratórias.
Há vários meios de detecção de queimadas que podem ser utilizados. Dependendo das características do local, principalmente extensão da área a ser monitorada, pode-se utilizar meios de detecção através de vigilância terrestre por postos de vigilância e torres de observação, patrulhamento aéreo com aeronaves e monitoramento por imagens de satélites. Para países de grande extensão territorial, como o Brasil, o monitoramento de queimadas, a nível nacional e em escalas regionais, através de imagens de satélites, é o meio mais eficiente e de baixo custo, quando comparado com os demais meios de detecção.
De acordo com a energia absorvida, refletida e transmitida por cada objeto é possível observar os focos de incêndios e áreas queimadas utilizando as imagens provenientes dos sensores remotos. E com todo esse avanço tecnológico o Brasil investe em tecnologias que permitem o monitoramento e controle dos focos em tempo recorde, sendo de grande auxilio e precisão no combate às queimadas.
3
Objetivo Geral
Tem-se o objetivo de mostrar o papel do sensoriamento remoto na detecção de queimadas.
Objetivo Específico
Tem-se o objetivo de mostrar o papel do sensoriamento remoto na detecção de queimadas, mostrando suas potencialidades, dificuldades e também apontar as áreas mais afetadas no Brasil para que então possam se tomar providências rápidas e eficientes.
4
Detecção e Monitoramento de focos de incêndios e áreas queimadas
O emprego do fogo está associado, principalmente, á expansão das fronteiras agrícolas, que é o limite entre áreas agropecuárias e um ambiente natural, ou seja, é usado na