SATISFA O NO AMBIENTE DE TRABALHO
CAMPUS SENADOR HELVÍDEO NUNES DE BARROS-CSHNB
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRÇÃO
DISCIPLINA: ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO
PROFESSOR (A): IVANA TERESA DA ROCHA MARTÍNS LEAL
A IMPORTÂNCIA DA SATISFAÇÃO DO TRABALHO E O STRESS OCUPACIONAL
PICOS-PI
2013
INTRODUÇÃO
A Satisfação do funcionário no ambiente trabalho é o resultado da boa interação de suas expectativas de reconhecimento pessoais e profissional, aliadas ao desenvolvimento de uma equipe integrada e harmônica em relação as atividades desenvolvidas dentro e fora da organização. Para WAGNER; HOLLENBECK, 1999, p.119) “A satisfação seria um sentimento agradável que resulta da percepção de que nosso trabalho realiza ou permite a realização de valores importantes relativos ao próprio trabalho”.
Ainda segundo (WAGNER; HOLLENBECK, 1999, p.119) “São três os componentes chaves em nossa definição no trabalho: valores, importância e percepção”. Os valores são atributos que estimam a confiança necessária para um bom ambiente de trabalho, estes ditam as normas e posturas a serem seguidas pelos integrantes de um grupo. A importância que se dá aos valores resulta no nível de satisfação que o indivíduo apresenta em dado momento, mas esse valor de nada adianta se a importância dada, não é adotada ou percebida pelos outros integrantes, o que pode gerar insatisfação pela falta de reconhecimento, este processo por sua vez, é o principal fator de insatisfação.
Os valores são bem distintos das necessidades, ao ponto que as necessidades estão ligadas ao mundo objetivo, onde o seus componentes são essenciais para sobrevivência sendo conhecidos como exigências objetivas do corpo e manutenção da vida, como a necessidade de oxigênio e água e que por outro lado, os valores são “exigências subjetivas”, pois só existem mente humana.
Para Hunt e Osborn (2002, p.96), Satisfação no trabalho formalmente definida é o grau segundo o qual os indivíduos se sentem de modo positivo ou