SARESP
A sociedade inca era dominada pelo imperador, considerado um Deus por seus suditos. Os seus parentes assumiam as funções de chefes militares e líderesreligiosos. Artesãos e camponeses formavam a camada menos favorecida da sociedade. A maior parte da população vivia em Ayllu, aldeias. A maioria tornou-se agricultores que cultivavam diversos alimentos. Eles plantavam batatas, milho, pimentas, algodão, amendoim, mandioca e quinua. Eles também praticavam a caça, usando flechas e zarabatanas os incas abatiam javalis, cervos, aves e peixes. Usavam umanimal semelhante ao camelo como meio de transporte, o Ihama.·.
Manifestaçoes Religiosas Os Incas eram extremamente religiosos e viam o Sol e a Lua como entidades divinas às quais suplicavam suas bençãos, fosse para melhores colheitas, fosse para o êxito em combates com grupos rivais. O deus Sol (Inti) era o deus masculino e acreditavam que o Rei descendia dele. Atribuíam ao deus Sol qualidades espirituais, transmitidas à mente pela mastigação da folha de coca, daí as profecias que justificaram a criação de templos sagrados construídos nas encostas íngremes das montanhas andinas.
Manifestaçoes Artisticas A arquitectura inca era voltada para construção de Templos Religiosos. Comoprincipais produções arquitetônicas temos o Templo do Sol de Cuzco e de Titicaca, o templo de Vilkike e o templo do Aconcágua. A maioria dessas construções foi feitas sem o uso de argamassa, os blocosde pedras eram encaixados perfeitamente. Os incas também se destacaram na confecção de tecidos e na ornamentação de jóias e objetos de ouro e prata. O artesanato têxtil alcançou, entre os incas andinos, um grande apuro técnico. Os tecidos incas destacavam-se pelos estampados variados e de cores vivas. Os incas conheciam a técnica de produção de vários tipos de tecidos graças à facilidade de matéria-prima: cultivo de algodão e as lãs fornecidas pelas lhamas e alpacas. No