Sarampoepidemiologia
2563 palavras
11 páginas
SarampoO Sarampo é uma infecciosa aguda extremamente contagiosa , parece que o sarampo foi reconhecido pelo medico hebreu AL Yehudi, no século VII, mais a descrição original é habitualmente atribuída ao persa Rhazes, no Século X; este refere-se á doença como “ hasbah”(erupção) e a distingue da varíola. No ano de 1629 o sarampo era citado, independentemente da varíola, como causa de morte nas primeiras estatísticas inglesa de mortalidade.
Durante o período febril da doença, o vírus pode ser encontrado nas secreções nasofaríngeas. A transmissão se faz, geralmente, por contato direto da gotículas de pessoas infectadas; por via aérea e aerossóis e os fômites contaminados são menos importantes.
O período de incubação é de 8 a 13 dias, desde o contágio ate o inicio da febre, e de certa de 14 dias até o inicio da erupção. Já o período de contagiosidade se estende desde pouco antes do inicio do período prodrônico, ate o quarto dia de exatema, podendo, ser mai longo em pacientes imunodeficientes.
O isolamento do paciente é do tipo respiratório é importante devendo ser feito desde o inicio em durante toda duração da doença. O sarampo é uma doença de notificação obrigatória sendo importante registrar a idade do paciente, o município de residência e o estado vacinal, especificando a data de vacinação.
Investigação epidemiológica: em condições de baixa endemicidade, onde existe alto nível de cobertura vacinal, a ocorrência de um surto requer uma investigação.
Medidas de controle: o mais importante é a vacinação de rotina na rede básicas de saúde, quando houver ocorrência de surto deve fazer vacinação de bloqueio.
Complicações: podem ser devido o vírus do sarampo ou as infecções bacterianas ou virais secundárias. Segundo Farhat e Carvalho, são mais freqüentes as seguintes ortite média , desidratação, pneumonia, naringite e laringotraqueobronquite; mais raramente: bronquiolite, adenite cervical bacteriana, encefalite entre outras. Na maioria dessas complicações ocorre com mais