sarampo
SARAMPO
-3810-3810 Sarampo é uma doença infecciosa e aguda, de natureza viral grave transmissível e extremamente contagiosa. Esta doença inicia-se de uma infecção da garganta, dos canais que vão para os pulmões. O sarampo é mais comum nas crianças mais pequenas, se bem que as crianças mais velhas e os adultos também possam sofrer da doença.
CAUSAS DO SARAMPO
Esta infecção é causada por um vírus. A doença pode espalhar-se rapidamente para as outras pessoas que não tenham sido vacinadas, ou que ainda não tenham sido infectadas.
SIMTOMAS
Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção.
No período prodrômico ou catarral: Tem duração de 6 dias: no início da doença:
Coriza
Mal estar geral
Febre alta
Infecções de garganta
Infecções no nariz
Aversão a luz
Conjuntivite
Tosse com catarro
Dificuldade de ingestão
Sinal de koplik (pequenos pontos brancos rodeados de uma zona vermelha, que se agrupam na mucosa interna das bochechas).
Período exantemático: ocorre acentuação de todos os sintomas anteriormente descritos, com prostração importante do paciente e surgimento do exantema característico: Erupções cutâneas por todo corpo
Secreções aumentadas nas vias respiratórias superiores
Elevada produção de muco nos pulmões
Voz rouca
Faringe e boca inflamadas
Período descamativo: nesse período as manchas escurecem e surge a descamação fina, febre e tosse diminuem sensivelmente.
Possíveis complicações:
Conjuntivite intensa
Pneumonia
Infecção no ouvido
Diarreia
Encefalite
Modo de transmissão – diretamente de pessoa a pessoa, atreves das secreções nasofaringeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
Complicações: infecções respiratórias, pneumonias, encefalites, otites medias, laringites, diarreias, panencefalite esclerosante subaguda (peesa), dentre outras.
Diagnostico: clinico, laboratorial e epidemiológico.
TRATAMENTO
O tratamento é sintomático, podendo ser utilizados antitérmicos,