Saponificação
O sabão é um sal de ácido carboxílico e, por possuir uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, ele é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto apolares e remover a sujeira devido ao seu poder tenso ativo.
A produção de sabão ocorre através de uma reação química chamada reação de saponificação, que ocorre com ácidos graxos contidos em óleo ou gordura, que interagem com uma base fonte (hidróxido de sódio – NaOH).
OBJETIVOS
A prática teve como objetivo a produção de sabão a partir de óleo de cozinha usado com hidróxido de sódio (NaOH) como catalisador e a realização de hidrólise de um éster.
MATERIAIS UTILIZADOS * Solução de NaOH (soda cáustica) * NaCl (sal de cozinha) * Etanol (álcool comum) * Gordura (óleo vegetal ou óleo de cozinha) * Filtro de papel * Beckers ou copos descartáveis * Água * Banho-maria ou fogão * Beckers 300ml * Colher de sopa
PROCEDIMENTO
Dividiu-se aproximadamente 25g de NaOH (soda cáustica) em 100 ml de água destilada em um Becker. A solução foi filtrada em outro Becker. Adicionou-se aproximadamente 70ml de óleo de cozinha. Mexeu-se até que a diluição de NaOH fosse completa. Levou-se a mistura ao fogo sob aquecimento e agitação com um a colher, observando a mudança na mistura.
Ao retirar do fogo adicionou-se uma colher de NaCl (sal de cozinha) e uma colher de etanol (álcool comum), agitando sempre com um bastão de vidro.
Aguardar e esfriar. Formando-se duas camadas nitidamente separadas, a camada da superfície é o sabão.
CONCLUSÃO
Saponificação é basicamente a interação (ou reação química) que ocorre entre um ácido graxo existente em óleos ou gorduras com uma base fonte sob aquecimento.
A reação básica de saponificação pode ser representada pela seguinte equação:
Éster de ácido graxo + Base fonte → Álcool + Sal de ácido graxo (sabão)
A facilidade de obtenção e o baixo custo, aliados a ótimas características químicas fazem das