santo ofico
Inquisição no Brasil
No Brasil, os tribunais chegaram a ser instalados no período colonial, porém não apresentaram muita forçacomo na Europa. Foram julgados, principalmente no Nordeste, alguns casos de heresias relacionadas ao comportamento dos brasileiros, além de perseguir alguns judeus que aqui moravam.
À frente daUnião Ibérica, o rei Filipe IV bem que tentou instalar um tribunal do Santo Ofício no Brasil, em 1623, mas não teve autorização da Igreja e desistiu diante das invasões holandesas no Nordeste. Entre osséculos 15 e 16, com a ocupação de colônias na Ásia e nas Américas, Portugal e Espanha empenharam-se em retomar as perseguições que marcaram a Idade Média. O objetivo era garantir que as novas terras setornassem obedientes à fé europeia e controlar com rédea curta a crescente população de cristãos-novos (descendentes de judeus convertidos).
"Os judeus, em princípio, não podiam ser perseguidospela Inquisição, que investigava apenas as pessoas batizadas. Mas, depois de forçados à conversão, seus descendentes eram investigados até mesmo dez gerações depois. Era racismo mesmo", diz ohistoriador Bruno Feitler, autor de Nas Malhas da Consciência - Igreja e Inquisição no Brasil.
Muitas vezes, amigos entregavam uns aos