santo agostinho
Aurélio Agostinho Nasceu na Argélia em 13 de novembro de 354, filho de Patricio pagão e de poses, que no final de sua vida se converte ao catolicismo, e de Monica que mais tarde foi canonizada.
Com temperamento rebelde, ele participa de várias seitas, até ser convertido por sua Mãe ao catolicismo.
Sua Formação
Agostinho estudou Retórica em Cartago, onde aos 17 anos passou a viver com uma concubina da qual teve um filho (Adeodato).
A leitura da obra Hortêncio, de Cícero o despertou para a filosofia.
Em 384 começou a lesionar Retórica, primeiro em Roma, mas não deu certo, então foi para Milão, onde conheceu Santo Ambrosio, bispo da cidade, quem o influenciou às doutrinas da igreja, e em 396 foi eleito Bispo de Hipona.
Santo Agostinho acha que o homem é uma alma que faz o uso de um corpo. No conhecimento que se adquire pelos sentidos, a alma se mantém em atividade e ultrapassa o corpo.
Os sentidos só mostram o imediato e particular, enquanto a alma chega ao universo e ao que é de pura compreensão.
Prova da Existência de Deus
Por volta do início da era cristã, com a expansão do Império Romano promoveu o encontro da Filosofia grega, ou grega-romana, com o pensamento judaico com o cristianismo.
Neste momento nasce muitas seitas e doutrinas como por exemplo os maniqueus.
Com fundamentos cristão ele faz a avaliação do pensamento Helenistico, apoiando-se nas grandes teses do Platonismo.
Para Platão o mundo como conhecemos imperfeito, é perfeito no mundo das idéias, essas idéias são a essências dos seres, segundo sua concepção, por exemplo: cada cavalo tem seus atributos, como cor, tamanho, peso, apesar das suas diferenças os que os une é a idéia perfeita de cavalo, que tem sua existência perfeita no mundo das idéias, no mundo que existe de toda a eternidade.
Qual a diferença entre Agostinho e Platão?
Agostinho vai introduzir a idéia do cristianismo.
Qual a novidade?
Não tem mais mundo das idéias, o mundo das