Santa Cor
RESUMO
A Santa Cor é uma empresa de varejo que vende produtos de decoração, acessórios e bolsas femininos para mu- lheres de 20 a 45, de classes A e B. Os objetos são bastante coloridos, com significado simbólico e exclusivos por serem produzidos por artistas.
Fundada em 2002 e com um ótimo crescimento, em dois anos abriu uma nova loja. Em 2006, com os bons resulta- dos, visando aumentar o faturamento e atingir um público ainda maior surgiram os planos para abrir uma terceira loja. Para isso, as sócias da Santa Cor precisavam determinar a localização, definir o mix de produtos, projetar o design de loja e organizar a exposição de produtos.
PALAVRAS-CHAVE
Varejo; mix de produtos, localização, design de loja e exposição de produtos.
1. INTRODUÇÃO
Adriana trabalhou anos em uma grande rede de varejo como compradora até que resolveu, com uma amiga, abrir uma loja de lingerie em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Depois de um tempo, as sócias decidiram terminar a sociedade, pois Adriana queria vender pro- dutos mais coloridos e sua amiga discordava.
Maria Isabel era designer de jóias e depois de ter trabalhado em uma famosa rede de jóias na área de vendas passou a confeccionar bijuterias de pró- pria autoria. Ela mostrava suas peças para as mães dos colegas da escola de seu filho e assim conheceu Adriana. Não demorou para que as duas descobris- sem coisas em comum, como o gosto por cores, e decidiram abrir uma loja juntas.
A idéia era vender os trabalhos da própria Maria Isa- bel, assim como os de outros artistas - com muita cor - baseados no gosto de ambas. O conceito era oferecer objetos que fossem únicos e com significado simbólico. Assim, em 2002 elas fundaram a Santa Cor, uma pequena loja no Shopping da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.
A loja foi inaugurada e foi um sucesso. O faturamento no primeiro ano chegou a aproximadamente dez ve- zes o valor inicialmente investido,