HTML
Curso: Profissional Técnico de Multimédia
Módulo: Iniciação ao
A utilização da Linguagem HTML
(HyperText Markup Language) permite a descrição, por codificação textual, de documentos Web através de uma sintaxe baseada em Tags, atributos e conteúdos. Esta sintaxe a destina-se a descrever a estrutura (ou hierarquia) e o conteúdo dos documentos e não o seu layout.
O código HTML destina-se a ser decifrada e executado por uma classe especial de ferramentas informáticas designadas por browsers, de entre os quais, os mais difundidos são o Netscape Navigator e o Microsoft Internet Explorer.
As Tags Básicas
No código HTML de um documento Web, distinguem-se a cabeça, destinada a conter alguns descritores sobre a natureza do documento, e o corpo, destinado a conter os descritores do conteúdo do documento. Assim, no nível hierárquico consideram-se as tags.
(código HTML do documento)
em que o código HTML do documento é constituído pelas seguintes Tags, ambas no nível hierárquico seguinte,
(descritores sobre a natureza do documento)
(descritores do conteúdo do documento)
Sistemas de Informação 10º G
Profª: Carla Pires - 1
Escola Secundária/3 Santa Maria do Olival
Curso: Profissional Técnico de Multimédia
Módulo: Iniciação ao
Colocando tudo de uma forma que permita salientar as hierarquias destas Tags, teremos a estrutura básica do código HTML de um documento Web:
(Título da página)
(descritores do conteúdo do documento)
As Tags DA CABEÇa
De entre as diversas Tags da linguagem HTML, as que se destinam a ser utilizadas na cabeça do código, isto é, como descritores sobre a natureza do documento, são uma pequena minoria. Para já, consideraremos apenas uma: o titulo descritivo do documento:
(título descritivo do documento)
As Tags DO CORPO
A grande maioria das Tags da Linguagem HTML destina-se, de facto à descrição do conteúdo do documento no corpo do código.
As