intoduçao a mineraçao
No Brasil as primeiras descobertas devem ter ocorrido em 1551-1552. O Brasil já ocupou uma posição de destaque na produção do ouro entre 1700 e 1850 fomos o maior produtor mundial, chegando a produzir 16 t por ano.Nos anos 80 a produção do ouro foi atribuida exclusivamente ao garimpo,chegou quase 90% na produção total,depois de ter sido o maior produtor no século xviii,quando respondeu por cerca de 40% da produção mundial,hoje,o Brasil representa apenas 4% dessa produção.O ouro é extremamente maleável e ductil.
A prospecção e pesquisa de ouro, ao longo do tempo não sofreu grandes inovações,haja visto que a bateia,ferramenta aparentemente empírica,utilizada desde os tempos dos bandeirantes,ainda e usada hoje com grande eficiência.A Prospecção e Pesquisa Mineral tratam da ação dos trabalhos necessários e a definição da jazida mineral, sua avaliação e determinação possivel do seu aproveitamento econômico . Duas são as fontes do ouro nacional: a garimpagem com maior parcela, e o ouro produzido industrialmente.
Embora o ouro possa ter sido o primeiro metal reconhecido pelo homem, sua utilização só foi possivel na idade do bronze ,mesmo para objetos simples, quando surgiu a arte da fundição.Mesmo depois de anos do inicio de sua produção o ouro continua ligado a civilização.A busca do ouro como de outro bem mineral abrange processos que vai da pesquisa bibliográfica até o alvo mineralizado.O ouro e o mais lembrado pela sociedade quando o assunto e mineração.
E nesse trabalho vamos abordar todas as fontes do ouro,e sua origem,assim como a prospecção e a pesquisa mineral.