Sangue
O sangue é um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea vermelha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados. É um dos três componentes do sistema circulatório, os outros dois são o coração e os vasos sanguíneos. É responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação e proteção de nosso corpo. No sangue encontramos o plasma sanguíneo, responsável por 66% de seu volume, além das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas (responsáveis por aproximadamente 33% de sua composição).
DESENVOLVIMENTO
3.1 – Função das hemácias ou eritrócitos para os animais
Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,0 x 106/mm³,1 em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina, e a sua função é transportar o oxigênio (principalmente) e o gás carbônico (em menor quantidade) aos tecidos. Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias.
BRASIL. Base técnica para anatomia fisiológica. Disponível em: http://www.simonsen.br/its/pdf/apostilas/base-tecnica/1/anatomia-fisiologica-1-ano-de-enfermagem-1-capitulo.pdf>. Acesso em: agosto 2014
3.2 – Hemoglobina (função, estrutura básica – proteica e grupo prostético)
Nas hemácias encontramos a hemoglobina, que é uma proteína, constituindo aproximadamente 35% de seu peso. É um pigmento presente no sangue (cor vermelha) responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo. Além de transportar oxigênio, a hemoglobina também participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células, conduzindo-as, posteriormente, para fora do organismo.
A hemoglobina