Sangue negro
No início de sua carreira, ele adota o filho de um de seus trabalhadors que morreu em uma exploração. Mais tarde ele passa a saber, de uma maneira misteriosa, sobre uma terra onde há muito petróleo de baixo. Vai para lá com seu filho e começa a exploração. Nesse lugar seus interesses são atrapalhados pelo pastors local, Eli Sunday, irmão gêmeo do homen que indicou as terras para ele.
Em um acidente na perfuração, seu filho perde a audição e tem que ser mandado para uma escola especial. É quando aparece um meio irmão seu afastado a muito tempo. Com o tempo, Daniel Plainview, passa a dar a entender que o que mais quer na vida é se isolar do mundo e de todos. Após uma conversa ele descobre que esse meio irmão é uma farsa e o mata.
O tempo passa. Seu filho cresce e se casa com uma menina da cidade onde seu pai foi perfurar. Essa menina é a irmã do pastor Eli Sunday. Quando o filho demosntra interesse em se tornar um prospector ele mesmo, seu pai o rejeita e diz que ele é adotado. Mais tarde no mesmo dia, Eli Sunday aparece oferecendo negócios com a igreja dele. Após uma grande discussão, Daniel mata Eli com um pino de boliche. Finalmente conseguindo o que queria: