Racismo
O que é o racismo?
O racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. Uma agressão que assenta na incapacidade para compreender o outro, para aceitar as diferenças e para se empenhar no diálogo.
O racismo é a crença segundo a qual as capacidades humanas são determinadas pela raça ou grupo étnico, muitas vezes expressa na forma de uma afirmação de superioridade de uma raça ou grupo sobre os outros, e lhes arroga o direito de dominar o mesmo suprimir as outras consideradas inferiores. Pode manifestar-se como discriminação, violência ou abuso verbal.
Consiste em acreditar que certas pessoas são superiores a outras devido a pertencerem a uma raça específica. Os racistas definem uma raça como sendo um grupo de pessoas que tem a mesma ascendência. Diferenciam as raças com base em características físicas com a cor da pele e o aspecto do cabelo. Não existe nenhuma prova científica da existência de raças diferentes. A biologia só identificou uma raça: a raça Humana.
É também designado como um conjunto de caracteres físicos, morais e intelectuais que distinguem determinada raça.
O que é a xenofobia?
Xenofobia é uma doença que significa aversão a outras raças e culturas. Muitas vezes é característica de um nacionalismo excessivo. A xenofobia é um medo intensivo, descontrolado e desmedido em relação a pessoas ou grupos diferentes, com as quais nós habitualmente não contactamos. Sentimento de repulsa de uma população ou indivíduos em relação a estrangeiros. As pessoas que apresentam este terror persistente, irracional, excessivo e reconhecido, tendem a evitar o contacto com estranhos uma vez que esta situação lhes provoca extrema angustia, ansiedade, aumento da tensão arterial e da frequência cardíaca.A presença deste tipo de fobia nas pessoas está habitualmente relacionada com acontecimentos traumáticos que envolvem o objecto ou situação fóbica e/ou factores psicossociais.
Racismo e xenofobia
Muitas