Case Meu Sangue Rubro Negro
Cliente: Sport Club Vitória
Agência: Leo Burnett Tailor Made
Links: http://www.youtube.com/watch?v=qyEuvRS02C8 (case) http://www.youtube.com/watch?v=qYE_l0ju-ss (divulgação)
Informação: É desafio dos hemocentros manter o um volume constante de doações de sangue, captar novos voluntários que se prontifiquem a contribuir com sangue e tempo para fazer a doação. Em parceria com o HEMOBA (Hemocentro do Estado da Bahia), o Sport lançou essa campanha cuja meta foi conseguir um aumento de 25 % no volume de doações nos 45 dias da campanha.
Associação: Um dos slogans da campanha “O Vitória sempre deu o sangue por você. Agora é a hora de retribuir” foi mais que genial. Todo torcedor apaixonado pelo seu clube de coração, quer estar conectado a ele de alguma forma, seja comparecendo aos estádios, usando uma camisa do clube, bandeira, adesivos, utensílios em geral, ou, no caso: ajudar o próximo pelo clube de coração.
Público Alvo: Os torcedores do Vitória, que acompanham o clube seja no estádio ou pela TV e tem realmente a paixão e o prazer em fazer parte do clube.
Manipulação: Além de estar conectado a um objetivo maior (Doação de sangue), a campanha fez do torcedor o termômetro da vez, mostrando essa mudança gradativamente no uniforme. Pesquisas mostraram que as pessoas só costumam doar sangue quando um amigo próximo, ou um familiar está precisando. Com base nisso a campanha transformou o Vitória nesse amigo próximo que necessita de ajuda. O tradicional uniforme rubro-negro foi trocado por uma camisa preta e branca, e conforme as doações fossem aumentando, uma listra do uniforme era colorida em vermelho, até que o uniforme voltasse ao seu tradicional rubro-negro.
Emocional: O torcedor do Vitória, honrado em fazer parte de um clube que se envolve em uma causa tão nobre. Se sente tocado e motivado a doar sangue, ajudar o próximo, fazer parte dessa batalha com o clube, e ter de volta as cores na camisa.
Lógica: Assim