Saneantes
A NR 26 – Sinalização de Segurança, teve atualizações em 2011, vamos ver quais foram as atualizações para evitar cair em alguma armadilha.
Com a atualização da NR26 – Sinalização de Seguranças, quais as diretrizes devemos usar?
Sabemos que a NR 26 – Sinalização de Segurança teve sua atualização dada pela Portaria SIT n.º 229, de 24 de maio de 2011.
Antes da nova atualização, a própria NR26, nos informava às cores que deveriam sinalizar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos.
Porem houve algumas alterações, nas quais iremos estudar.
Conforme o item 26.1.2 da NR 26 informa que devemos atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
No Brasil as normas técnicas oficiais têm como consulta a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na qual a mesma que elabora a Norma Brasileira (NBR).
Portanto, pode se dizer que a norma técnica oficial emprega para cores de segurança é a NBR 7195 de 31.07.1995 – Cores para Segurança, com o objetivo de fixar as cores que devem ser usadas para prevenção de acidentes, empregadas para identificar e advertir contra riscos.
Abaixo, um quadro com breve descritivo no que irá encontrar na NBR.
Para maiores informações consulte o site http://www.abntcatalogo.com.br/. [pic] NR-26 CORES DE SINALIZAÇÃO NBR 6493 de 30.11.1994 – que trata-se de Emprego de Cores para Identificações para Tubulações, com o objetivo de fixar as condições exigíveis para o emprego de cores na identificação de tubulações para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos, com a finalidade de facilitar a identificação e evitar acidentes.
Abaixo, um quadro com breve descritivo no que irá encontrar na NBR.
Para maiores informações consulte o site http://www.abntcatalogo.com.br/. [pic] NR-26 CORES DE SINALIZAÇÃO PARA TUBULAÇÃO Lembrando que alem