Cartilha de Saneantes
São aqueles vendidos sem permissão do Ministério da Saúde e que, portanto, não têm garantia de qualidade. Os saneantes clandestinos costumam ser vendidos por ambulantes, mas também podem ser encontrados em lojas que revendem produtos e artigos para limpeza.
Em caso de acidentes com produtos saneantes:
• Siga as orientações de socorro que estão no rótulo do produto e procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo, levando consigo a embalagem ou o rótulo do produto. Por que não devo comprar saneantes clandestinos?
• Se a pessoa bebeu ou comeu o produto, não provoque vômito e não dê nada para a pessoa beber ou comer, se ela estiver inconsciente.
Geralmente, os saneantes clandestinos custam menos que os produzidos legalmente, mas não limpam ou desinfetam como deveriam. Mesmo usando o produto, você continua exposto a germes e bactérias, ou seja: ’o barato pode sair muito caro’.
Além disso, podem causar vários outros danos à sua saúde, como queimaduras, problemas respiratórios, irritações na pele ou nos olhos, machucados e graves intoxicações.
• Se o produto entrou em contato com os olhos ou com a pele (pingou ou espirrou) lave imediatamente com muita água limpa. Se necessário, procure ajuda médica. Se a pessoa inalou (cheirou) em excesso o produto, leve-a para um local aberto. Se houver sinais de intoxicação, procure ajuda médica.
Atenção! Os saneantes clandestinos geralmente são muito coloridos e costumam ser vendidos em embalagens reaproveitadas de refrigerantes, sucos e outras bebidas. Isso atrai as crianças e tem causado muitas intoxicações sérias e casos até de morte.
Denuncie os produtos clandestinos! Em caso de dúvida quanto à origem ou suspeita de irregularidade com algum produto saneante, ligue para a Anvisa (0800-644 0644) ou procure a
Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual ( 2299-9245/9246).
• Verifique se o rótulo traz o nome do fabricante ou