Saneamento
• Numa massa de solo, podem ocorrer três fases: a fase sólida, a fase gasosa e a fase líquida. Os índices físicos são definidos como grandezas que expressam as proporções entre pesos e volumes em que ocorrem as três fases presentes numa estrutura de solo
a) Teor de umidade (w , h) O teor de umidade de um solo é determinado como a relação entre o peso de água (Ww) e o peso das partículas sólidas (Ws) em um volume de solo. De acordo com a simbologia mostrada na Figura 2.1, tem-se: w = (Ww/Ws) . 100 (%)
b) Índice de vazios (e)
É a relação entre o volume de vazios (Vv) e o volume dos sólidos (Vs), existente em igual volume de solo. Este índice tem como finalidade indicar a variação volumétrica do solo ao longo do tempo, tem-se: e = Vv/Vs
c) Grau de saturação (S , Sr)
O grau de saturação indica que porcentagem do volume total de vazios contem água. Se o solo está completamente seco, então Sr = 0%, se os poros estão cheios de água, então o solo está saturado e Sr = 100%. Para solos parcialmente saturados, os valores de “Sr” situam-se entre 1 e 99%. Sr = (Vw/Vv) . 100 (%)
D) Porosidade (η) É a relação entre o volume dos vazios (Vv) e o volume total (V) da amostra, tem-se: η = (Vv/V) . 100 (%)
A porosidade é expressa em porcentagem, e o seu intervalo de variação é entre 0 e 100%. Das equações apresentadas podemos expressar a porosidade em função do índice de vazios e vice versa, através das equações apresentadas abaixo: η = e / (1 + e) ou e = η / (1 - η)
TENSÕES GEOSTÁTICAS
São tensões devido ao peso do próprio solo. Tensão efetiva (σ’): é a tensão suportada pelos grãos do solo, ou seja, é a tensão transmitida pelos contatos entre as partículas; Pressão neutra (μ): é a pressão da água, também denominada de poro-pressão é originada pelo peso da coluna d’água no ponto considerado (μ = γa.H); Tensão total (σ): é a soma algébrica da tensão efetiva (σ’) e da pressão neutra (μ).
Adensamento
É um processo