Discurso de formatura
Amigos formandos, pais, parentes, amigos em geral, professores, todos os convidados...
Agradecemos a presença de todos nesta noite de tanta luz e boa energia. Agradecemos a Deus por estarmos vivendo esse dia de realização. Agradecemos aos nossos pais, presentes ou ausentes por terem sido os responsáveis imediatos pela nossa existência. Agradecemos às nossas famílias, sem as quais tudo seria bem mais difícil. Sobre família, podemos incluir também nossa rede de amigos, pois sem amigos, ainda que possam ser em pequeno número, tudo também fica mais difícil. Agradecemos a todos os nossos mestres, que participaram de todas as etapas do nosso aprendizado. Professores são, na pior hipótese, pessoas muito interessantes. Na melhor, pessoas iluminadas. Professor – esta profissão reverenciada em todas as épocas da humanidade, uma profissão reconhecida por qualquer pessoa de bom senso como algo totalmente indispensável ao desenvolvimento humano.
Estou aqui em nome da turma de História. As coisas que eu digo são, portanto, em nome de meus amigos de turma que me confiaram esta honrosa missão de dizer algo que os represente.
Convido então a todas as pessoas presentes a pensar sobre a importância de se ensinar e aprender História. E, por fim, a pensarmos em sobre o que é a História.
Primeiramente, como convém à ocasião, devo dizer algo sobre a História. O que dizer quanto à História? Bem, a História... Podemos dizer que temos uma responsabilidade com ela agora que somos graduados. Afinal somos “uma turma de vencedores”. Aprendemos muito neste caminho e foi exatamente isso que nos faz dignos de tal adjetivo. Certamente nossos alunos aprenderão que feudo é uma relação e não um pedaço de terra, ou que as cercas existiam antes dos cercamentos dos campos. Mas acima disso sabemos o mais importante que a História pode nos oferecer, que é a consciência de que não existe conhecimento