Saneamento básico
1. INTRODUÇÃO 6
2. OBJETIVOS 7
2.1 Gerais 7
2.2 Específicos 7
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 8
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
5. REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
O Saneamento Básico proporciona a solução dos problemas causados pela ação do homem trazendo melhorias ao meio ambiente, prevenir doenças e realizar melhores condições de vida para a população. Pode-se citar o tratamento de água, esgoto e resíduos orgânicos.
A falta de saneamento pode causar uma epidemia de doenças, como cólera, dengue, diarréia, disenterias, esquistossomose, febre amarela, hepatite, infecções na pele e nos olhos, leptospirose, malária e muitas outras.
Essas doenças são transmitidas através da ingestão da água contaminada, contato com a pele ou com lixos contaminados. Para evitar essas doenças é preciso que a população tenha acesso a água potável e serviços de saneamento.
Além disso, o saneamento esta ligada a economia e desenvolvimento do país, e países com potencial de economia têm grandes serviços de saneamento. No Brasil, as prefeituras de cada cidade são responsáveis pelo saneamento básico. Assim, cada cidade tem um serviço de saneamento conforme seu desenvolvimento. Quanto mais economia, desenvolvimento e política voltada para a população, mais serviços com qualidade de saneamento o município terá.
Esta pesquisa pretende traçar um cenário do saneamento básico em geral, apresentando também o sistema do tratamento de água. 2. OBJETIVOS
2.1 Gerais
Avaliar o saneamento básico como um todo, relatando seu objetivo, sua história e se está satisfatório. 2.2 Específicos
1. Desenvolver atitudes de elaboração de um plano de saneamento básico;
2. Estabelecer mecanismos de controle social;
3. Estabelecer um sistema de informações sobre os serviços, articulado com o Sistema Nacional de Informações em Saneamento.
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para realização do trabalho, buscou-se informações teóricas de estudiosos relacionados ao