Saneamento Básico
1 – Introdução
Saneamento Básico é uma das condições necessárias para a qualidade de vida das populações, em sua ausência compromete a saúde e o bem estar das pessoas, e ainda contribui para a degradação do solo. O objetivo do saneamento é realizar diagnostico sobre as condições do saneamento básico nos municípios e cidades grandes, como também nas zonas rurais. Foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em sua constituição no ano de 1946, que os princípios fundamentais para que sejam mantidos os padrões de alto nível de saúde individual e das coletividades. Pois a saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Então todos os Estados devem obter resultados na melhoria e na proteção da saúde, pois é preciosa a todos. As doenças oriundas da falta de saneamento básico são por causa de:
Quantidade e qualidade das águas de abastecimento;
Do afastamento e destinação adequada dos esgotos sanitários;
Afastamento e destinação dos resíduos sólidos;
Ausência de drenagens adequadas para as águas pluviais e principalmente pela falta de uma educação sanitária.
2 – A Saúde no Meio Rural
Costuma-se dizer que as pessoas que moram no campo são mais saudáveis do que as das cidades, isto é possível, considerando o ar puro, a vida mais saudável de trabalho e lazer, alimentação natural que, a par de seres mais pura, e controlada e as energias são consumidas de forma mais regular. Mas nem sempre isto é verdadeiro, as doenças da zona rural são mais disseminadas e às vezes mais difíceis de serem controladas. Exemplos:
Malaria;
Esquistossomose; (amarelão);
Verminoses e outras.
Quando não combatidas, causam efeitos irreversíveis e causam prejuízos na zona rural. Isto se dá por falta de conhecimento e do meio de combate.
A saúde tem mais oportunidade de estar presente no meio rural desde que sejam criadas condições adequadas de higiene mínimas e sua população