Sandro Botticelli
CÂMPUS DE CIÊNCIAS SÓCIO – ECONOMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS
CURSO DE PEDAGOGIA PERÍODO: 1°
DISCIPLINA: Atividade de Enriquecimento e Aprofundamento (AEA): Tic´s
Professora: Elisabete Tomomi Kowata
Acadêmicas: Daniele Coelho de Oliveira Dayanne Moreira Lial Lira Pereira Quézia dos Santos Ferreira Oliveira
Data: 07/04/2015 RESUMO DA VIDA E OBRA DE SANDRO BOTTICELLI
Sandro Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural, a pintura renascentista reiniciou com Botticelli e outros no século XV. Um caráter refinado, melancólico e elegante, afastado de princípios da época.
Alessandro di Mariano Filipepi conhecido como Sandro Botticelli, nasceu em Florença em 1445, Italiano, e morreu em 1510.
Não se sabe muito sobre sua infância, em 1465 entrou para o ateliê de Pilippo Lippi, depois trabalhou como ajudante de Andrea dell Verrocchio e conheceu Antônio Polliuollo que foi os que o influenciaram.
Desde jovem dedicou-se a pintura, em 1470 Botticelli já possuia seu Atelie propio onde desenvolveu as primeiras obras “A Fortaleza" e o “São Sebastião” e nesse ano também foi encarregado de pintar o quadro A Coragem, que seria colocado no Tribunal do Palácio do Mercado. E por volta de 1477 ele pintou uma de suas obras mais conhecidas “A Primavera" que apresentou Vênus paisagem arborizada, humanista que é a cultura florentina.
Botticelli seguia temas religiosos e metodologicos, ele resgatou de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos da civilização grega e romana. Fez também retrato de pessoas famosas, príncipes burgueses e nobres da época.
As pinturas de Botticelli eram marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas. Foi um grande pintor do renascimento e também apoiado pelos Médicis, para os quais pintou retratos se destacando o retrato de Giuliano de Medici e A adoração dos Magos, o último lhe