Sandro botticelli
Quem foi?
Alessandro di Mariano di Vanni Felipepi nasceu na cidade italiana de Florença, no dia 1º de março de 1445 (e morreu em 1510). As pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas.
Uma de suas obras mais conhecidas, até os dias de hoje é “O Nascimento de Vênus”, que o pintor fez no ano de 1485. Nesta linda obra, observamos a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.
Em 1470, Botticelli, que já tinha seu próprio atelier, conheceu a família Médice, mecenas florentinos, pros quais realizou suas obras mais famosas. Um primo de Lourenço, o magnífico, Pier Francesco de Médice, encomendou-lhe a alegoria de A Primavera e também, segundo consta, O Nascimento de Vênus e Palas e o Centauro.
Em 1481, Botticelli foi chamado a Roma pelo Papa Sisto 4º. para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capela Sistina, onde realizou os afrescos "As provações de Moisés, "O castigo dos Rebeldes" e a "Tentação de Cristo". Sua arte foi influenciada por artistas importantes como Fra Filippo Lippi e o pintor e gravador Antonio del Pollaiuolo. Principais obras de Botticelli (pinturas):
-------------------------------------------------
- O Nascimento de Vênus
- A Primavera
- A Adoração dos Magos
- O Castigo dos Rebeldes
- A Tentação de Cristo
- Retrato de Dante Alighieri
- Nastagio Degli Onesti
- A Coroação da Virgem
- O Inferno de Dante
- Virgem com o Menino e dois Santos
-As provações de Moisés
-------------------------------------------------
A Vênus de Botticelli é tão bela que não percebemos o comprimento incomum do seu pescoço, ou o caimento dos ombros e o modo singular como o braço esquerdo se articula ao tronco.
Quem encomendou a pintura de Botticelli para a sua casa de campo foi um membro da rica e poderosa família dos Medici, Lorenzo di Pierfrancesco de’ Medici.