Samuel
Riscos de caneta na parede: Uma colher de bicarbonato e água morna.
Pingadeira é:
A opção mais eficiente para afastar água de chuva da fachada. A boa técnica sempre recomenda que se afaste o mais rápido possível as lâminas d´água que escorrem pelas fachadas", observa o pesquisador Ercio Thomaz, do Cetac/IPT (Centro Tecnológico do Ambiente Construído do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), pois o líquido freqüentemente torna-se um empecilho. Em tempos chuvosos, acumulado nas fachadas de edifícios, por exemplo, provoca manchas e reduz a vida útil dos materiais. O mecanismo mais eficaz remonta à instalação de pingadeiras sob os peitoris das janelas.
Rufo é:
Chapa metálica dobrada que, no encontro de telhados e paredes, evita a penetração das águas da chuva nas construções.
Desvão é:
O espaço deixado entre as telhas e o forro.
Alvenaria estrutural: Casa feita sem vigas e pilares, apenas com bloco estrutural (calha) e uma cinta embaixo da laje em todo o perímetro da parede.
Juntas de concretagem: Quando uma concretagem for interrompida por mais de três horas a sua retomada só poderá ser feita 72 horas - após a interrupção; este cuidado é necessário para evitar que a vibração do concreto novo, transmitida pela armadura, prejudique o concreto em início de endurecimento. A superfície deve ser limpa, isenta de partículas soltas, e para maior garantia de aderência do concreto novo com o velho devemos:
1º retirar com ponteiro as partícula soltas
2º molhar bem a superfície e aplicar
3º ou uma pasta de cimento ou um adesivo estrutural para preencher os vazios e garantir a aderência.
4º o reinicio da concretagem deve ser feito preferêncialmente pelo sentido oposto.
LAJES: Se a laje for pré-moldada, o consumo médio é de 1m³