sam loyd
Trabalho realizado por: Rita Carrondo
Modulo 3 – Jogos e Matemática
Professora: Cláudia
Sam Loyd
Samuel Loyd nasceu a 30 de Janeiro de 1841 em Filadélfia e morreu a 10 de abril de 1911. Quando tinha apenas 3 anos de idade a sua família mudou-se para Nova York. Sam era o mais novo de 9 irmãos. Frequentou a escola em Nova York e completou o ensino secundário em 1858. Quando tinha 14 anos de idade Loyd assumiu o fascínio pelo xadrez e a partir dai começou a ganhar prémios na escola com os seus problemas de xadrez. Sam Loyd foi um matemático recreacional e um autor de quebra-cabeças estadunidense. Foi o autor de inúmeros problemas de xadrez, alguns com temas geniais. No seu auge, Loyd foi um dos melhores jogadores de xadrez nos Estados Unidos. Loyd tentava criar combinações fantásticas sobre o tabuleiro em vez de simplificar a partida para obter a vitória. O Primeiro problema de xadrez de Loyd foi publicado no New York sábado Courier a 14 de abril 1855. Ele ganhou o primeiro prémio num concurso dirigido pelo Clipper New York e foi publicado no jornal em 11 de outubro de 1856.
Após acabar a escola Loyd começou a estudar engenharia mas percebeu que podia ganhar a vida com os seus problemas de xadrez. Começou a desenvolver puzzles incomuns.
Em 1870 Loyd tornou-se mais interessado em compor enigmas matemáticos do que problemas de xadrez. Em 1878, ele publicou um livro de 500 problemas, a estratégia do xadrez, que consistia principalmente em problemas que ele tinha composto por colunas de Scientific American sobre os dois anos anteriores.
À primeira vista, não se poderia esperar que haja uma solução única para estes problemas, mas Loyd estava bem consciente de que um argumento lógico seria encontrar uma e apenas uma solução.
Loyd não produziu só quebra-cabeças, ele também fez apresentações de truques.
Loyd criou mais de 10 000 quebra-cabeças na sua vida, muitos envolviam ideias matemáticas sofisticadas.