Salvador Dalí
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol, conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista, sendo um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha.
O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931.
Biografia
Salvador nasceu em 11 de maio de 1904, no número vinte dacarrer (rua) Monturiol da vila de Figueres, Catalunha, Espanha, e faleceu em 23 de Janeiro de 1989, também em Figueres.
Dalí frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, descobriu a pintura impressionista. No ano seguinte, o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. A sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em 1919.
Dalí foi viver em Madrid, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando, sendo expulso em 1926. Fez experiências com o cubismo e com o Dadaísmo.
Nesta época, Dalí deixou crescer o bigode, que se tornou emblemático nele, estilo baseado no pintor do século XVII espanhol Diego Velázquez.
Em 1929, conheceu sua futura mulher, Gala Éluard. Em 1934, Dalí e Gala, casaram-se numa cerimónia civil.
A política teve um papel significativo na sua emergência como artista. Foi retratado como um apoiante de Francisco Franco.
Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro - Museum Salvador Dalí, em Figueres.
Gala morreu em Port Lligat deixando Dalí deprimido e desorientado.
Morreu de insuficiência cardíaca em Figueres, com a idade de 84, e está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí.
Simbolismo
Dalí explorou intensamente o Simbolismo em seu trabalho. Como, por exemplo, as marcas dos relógios fundidos que aparecem