Salvador Allende
O presidente de um país democrático é eleito pela preferência do povo. Por isso, para ser eleito, um governante precisa apresentar um conjunto de características que estimulem a população a acreditar em sua filosofia e em seus métodos propostos para o crescimento da nação.
Muitas vezes, os representantes escolhidos são questionados por suas origens, por suas formas de enxergar o mundo e até mesmo por seus partidários. No caso de Salvador Allende, um dos mais populares presidentes que o Chile teve até hoje, o problema foi com os militares do país, que apoiados pelos Estados Unidos, deram um golpe militar que resultou no suicídio de Allende, em 11 de setembro de 1973.
*Salvador Allende: Bibliografia
Salvador Allende nasceu em 26 de junho de 1908, em Valparaíso. Durante a adolescência já apresentava grande paixão pela política e por filosofias socialistas. Nesse sentido, sofreu grande influência de Juan Demarchi, anarquista italiano que lhe apresentou grandes obras de filosofia política.
Conhecido como “El Pije” (O Elegante), Allende se formou em Medicina pela Universidade do Chile, onde teve experiência de gestão como presidente do Centro de Alunos. Em 1933, ajuda a fundar o Partido Socialista Chileno, pelo qual foi eleito deputado em 1937 e nomeado ministro da Saúde. Eleito senador em 1945, Allende deixou o Partido Socialista em 1946, mas permaneceu no cargo de senador durante 25 anos.
Salvador Allende perdeu por três vezes as eleições presidenciais, em 1952, 1958 e 1964, mas conseguiu eleger-se presidente do Chile em 1970, como candidato de uma coligação de esquerda, a Unidade Popular. Assim, entrou para a história da política mundial como o primeiro marxista a chegar ao poder através das urnas.
* “Um caminho chileno para o socialismo”
A posse de Salvador Allende aconteceu em 03 de novembro de 1970. Seu governo ficou marcado pela centralização do poder nas mãos do Estado, com a intervenção do governo nos