RELATORIO Venda Nova do Imigrante
Foto 01 - Vista Panorâmica Fazenda Saúde - Fonte: Fabiano Martins Alves
Quando o tema é Agroturismo, Venda Nova do Imigrante é tida como referência nacional do setor, como prova, o título de Capital Nacional do Agroturismo obtido no ano de 2005. Tudo isto devido em grande parta à Família Carnielli, que no final dos anos 80 difundiu esta alternativa inovadora de renda, numa ação conjunta de pioneirismo, abre as porteiras de sua fazenda às pessoas das cidades próximas, de outros estados e hoje até de outros países, que desejam conhecer as práticas agrícolas e adquirir os produtos na sua origem. Além de poderem vivenciar uma tranquilidade e qualidade de vida inigualável.
O Agroturismo no Espírito Santo é realizado de forma única e específica no mundo das experiências de Turismo Rural. O trabalho é familiar e voltado para a agricultura, faz da roça um atrativo e, além de produzir, transforma os produtos agregando valores e os comercializam, gerando maior renda e criando oportunidades de emprego no campo. Tudo isso aliado às belezas naturais, à preservação do meio ambiente, aos costumes e à cultura que mantém a tradição herdada dos antepassados.
A procura de melhores condições acerca deste tema, buscou-se realizar um estudo empírico, onde três empresas foram abordadas no estudo: Fazenda Carnielli (Família Carnielli); Fazenda Saúde (Família Caliman) e Sítio Busato (Família Busato). Ambas do Município de Venda Nova do Imigrante possuíam em particular várias semelhanças, em destaque: formação familiar em seu corpo funcional e gerencial.
Família Carnielli
Na década de 80 a família Carnielli funda a primeira agroindústria destinada à fabricação de queijos. Na Propriedade da Família Carnielli o turista pode presenciar desde a ordenha à produção final recebendo informações de como tirar o leite funcionamento do sistema de gado confinado além do beneficiamento de café arábica. Há degustação de