Sala de aula em foco
Objetivo geral: O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a relação do mosaico como contexto matemático sobre ângulos, polígonos regulares entre outros: Objetivo especifico: Desenvolver habilidade no manuseio do transferidor, representar e transferir ângulos, conhecer os ângulos internos de polígonos regulares, relacionar a quantidade de ângulos com os lados do polígono, trabalhar com plano cartesiano com latitudes e longitudes, compreender a superposição de ângulos num mosaico.
Publico alvo: Alunos do 9° ano e ensino médio.
Didática : Uso do quadro, aulas expositivas, discussão de roda, discussão em grupo, aulas dinâmicas fora do ambiente de sala de aula, uso do laboratório, tangram como recurso visual, mapas etc.
Duração: 6 aulas
Avaliação : A avaliação de dará de forma objetiva.
Atividades individuais
Discussão em grupo
Experimentos
Atividades em grupo
Participação
Habilidades e competências : Compreender a relação de ângulos e lados, desenvolver habilidades no manuseio do transferidor, reconhecer o ângulos externos e internos de polígonos regulares, entender a superposição de polígonos, desenvolver o raciocínio lógico com o uso do tangram.
Conclusão
Após a apresentação da aula para os alunos verifiquei que existia uma expectativa por parte de todos para que iniciasse, acredito que com planejamento adequado e foco naquilo que se pretende transmitir e a segurança faz com que o aprendizado seja completo e satisfatório. As aulas expositivas são de alguma forma relevante mas os laboratórios de matemática faz com que a assimilação e aceitação dos conteúdos propostos sejam mais claros. Desta forma pude acompanhar mais de perto aquilo que eles faziam e quais as duvidas que poderiam surgir durante o laboratório.
O tangram foi a atividade de maior assimilação pois é proposto de forma lúdica e participativa, assim como define melhor a idéia de mosaico e superposição de figuras