Sais
1- Conduz corrente elétrica quando estão em solução.
2 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.
3 - Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.
4 - Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.
5 - Se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes.
6 - E, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.
Classificação
Os sais podem ser classificados em:
Sal básico (hidróxi-sal): apresenta dois ânions e um cátion.
Sal ácido (hidrogeno-sal): é formado por dois cátions e somente um ânion.
Sal neutro: como o próprio nome já diz, este sal é produto da neutralização total de um ácido ou de uma base.
Sal misto: composto por dois cátions ou dois ânions diferentes.
Sal hidratado: aquele que contém água na composição. As moléculas de H2O ficam localizadas no retículo cristalino da estrutura salina.
Sais mais comuns na química do cotidiano * Cloreto de sódio (NaCl) * Nitrato de sódio (NaNO3) * Carbonato de sódio (Na2CO3) * Bicarbonato de sódio (NaHCO3) * Fluoreto de sódio (NaF) * Carbonato de cálcio (CaCO3) * Sulfato de cálcio (CaSO4)
* Conceito de Arrhenius * Sais são compostos que provêm ou dos ácidos, pela substituição total ou parcial dos seus hidrogênios ionizáveis por cátions, ou das bases, pela substituição total ou parcial dos grupos OH- pelos ânions dos ácidos. Exemplos: * HI + NaOH → NaI + H2O * Segundo os exemplos, os sais podem ser considerados como produtos de uma reação de neutralização (A reação de neutralização surge da mistura de um ácido e uma base e origina como produto um sal). Será uma