Cadeia de suprimentos - logistica
Ana Cláudia
Hugo K. Mendes
Marcelo Henrique
Maria Cecília
Thulio Fernandes
LOGISTICA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 2º PERÍODO
Montes Claros / MG
Setembro / 2011
“... no presente artigo são consideradas três áreas fundamentais de envolvimento das cadeias produtivas para que obtenham crescente legitimidade em sua atuação social – políticas para o meio ambiente, políticas éticas e políticas para o público interno.”
Comentário: Em um todo, elementos de uma cadeia tem que respeitar os padrões sociais, todas as inovações têm de estar de acordo. Todas as formas de exploração de insumos, por exemplo, tem que prever o desmatamento na natureza para que não haja danos futuros maiores. As fornecedoras que tem as metalúrgicas e as siderúrgicas como principais, também estão preocupados com a não poluição do meio ambiente, e a não adotar políticas de técnicas comerciais ilegais. Já as montadoras tem que se virar para usar todos os recursos naturais possíveis.e a concessionária que presta serviço tem menor preocupação social porém também não esta livre delas.
“... Deste modo, as empresas estão passando, nos últimos 50 anos, de pouca ou nenhuma exigência social, para níveis cada vez mais elevados de inserção social, tornando-se tomadoras de decisões econômicas e não-econômicas, responsáveis por equilibrar os interesses de diversos grupos impactados por suas atividades.”
Comentário: As empresas não tinha nenhuma responsabilidade social antigamente, ja nestes últimos anos sofreram tanta alterações na implementação de projetos sociais, que até nas propagandas eles colocam esse fato como uma grande vantagem, e é sim uma grande vantagem. Já se torna automático, em todos os setores de uma empresa as tomadas de decisões visando isso.
“Mas é o consumidor, com o seu poder de compra, quem tem o principal papel neste ambiente sistêmico.”
Comentário: O consumidor é sempre o ponto chave do papel social das empresas, porque essa