SAIS
Segundo Arrhenius os sais são compostos químicos formados por ação de um ácido sobre um metal, sobre um óxido metálico, ou ainda por neutralização de um ácido com uma base, na qual o hidrogénio do ácido foi substituído por um metal ou por outros íons positivos. Como mostra o exemplo a seguir:
- Uma base e um ácido é que se tem sal e água.
2NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O
- Um metal e um ácido: forma-se um sal e hidrogênio.
Mg + H2SO4 → MgSO4+H2
- Um óxido ácido e um óxido básico: forma-se um sal.
CO2 +CaO → CaCO3
Algumas das características que ajudam na identificação dos sais são que eles conduzem corrente elétricas quando estão em solução, geralmente têm sabor salgado, reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais, ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação, quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação, se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes, e por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.
Os sais se classificam em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados: - Sal básico (hidroxissais): apresenta dois ânions e um cátion. Exemplo:
Al(OH)2Cl2 - cloreto dibásico de alumínio
Dissociação eletrolítica: Al2+ OH2- Cl2-
- Sal ácido (hidrogenossais)): é formado por dois cátions e somente um ânion. Exemplo:
NaHCO3 - bicarbonato de sódio
Os íons responsáveis pela formação deste sal podem ser visualizados pela sua dissociação eletrolítica: Na+H+ CO32-
- Sal neutro: como o próprio nome já diz, este sal é produto da neutralização total de um ácido ou de uma base. Se for neutralizado indica que não existem íons H+ e OH-. Sendo assim, são identificados pela ausência na fórmula