Sais e Ácidos
Será apresentado neste trabalho o relatório da atividade prática proposta pela Prof.ª Eliane Stefaneli que diz respeito à reação de dupla troca ocorrida entre os reagentes utilizados em laboratório, segundo proposto pela mesma como atividade avaliativa. As transformações químicas podem ocorrer de formas variadas e para que uma reação ocorra é necessário que as substâncias envolvidas encontrem condições favoráveis.
Em uma reação química, os núcleos dos átomos não sofrem nenhuma alteração e mantém suas características. O que ocorre na verdade é um rearranjo das substancias por meios de quebra das ligações dos reagentes e formação de novas ligações nos produtos.
Existem quatro tipos de rações químicas: Reação de dupla troca, Reação de decomposição, Reação de síntese e Reação de oxirredução, neste trabalho estudaremos a Reação de dupla troca, que também é conhecida como “Reação de metátese”. A reação de dupla troca ocorre entre substancias compostas, as quais trocam seus íons ou radicais e formam produtos, que também são substancias compostas. Essas reações ocorrem entre sais, ácidos e bases e geralmente se dão em meio aquoso.
Para que ocorra uma reação de dupla troca, pelo menos um dos três itens abaixo devem ser observados:
• Um precipitado (substancia insolúvel): Se encontra no estado sólido. As reações de precipitação podem ser representadas por equações em que os compostos são escritos por meio de suas fórmulas moleculares, equações iônicas reduzidas e equações iônicas completas, em que todos os íons presentes antes e depois da reação são indicados.
• Um gás (substancia volátil – baixo ponto de ebulição): A produção do gás é evidenciada por bolhas no líquido em que ocorre a reação. Quando dois reagentes correspondem a duas substancias compostas pelo menos um dos produtos é identificado como gás, acontece a formação de substancia volátil.•.
• Formação de água: Ocorre entre substancias que geram íons hidrogênio (H+) e substancias