ÁCIDOS, BASES E SAIS
Ácidos, bases e sais
cURITIBA
2013
Ácidos, bases e SAIS
Relatório técnico apresentado na disciplina de Química.
Curitiba, maio de 2013
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Objetivos 5
3 Metodologia 6
4 Resultados e Discussão 13
5 CONCLUSÃO 24
6 Referências 25
1 Introdução
Neste relatório será trabalhado o conceito e a prática das funções inorgânicas ácidos, bases e sais que pela teoria de Arrhenius, identificou os íons presentes nessas soluções e a partir daí elaborou as seguintes definições:
Ácidos: São substâncias que em solução aquosa sofem ionização, liberando como cátions somente H+. O sabor azedo é uma de suas características assim como todas as substâncias azedas, estimulam a salivação. (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).
HxA → xH+ (aq) + Ax- (aq)
Bases ou hidróxidos: São substãncias que em solução aquosa sofrem dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion os íons OH- (hidroxila). Uma dasa características das bases é o sabor adstringente, que “amarra” a boca. Naturalmente esse não é um bom método para identificar uma base, por ser extremamente perigoso. (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).
C (OH)x → Cx+ (aq) + x OH- (aq)
Sal: É toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, produzindo pelo menos um cátion diferente do H+ e pelo menos um ânion diferente do OH-. Os sais geralmente apresentam sabor salgado e são sólidos, pois são compostos iônicos. (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).
Na+Cl- (s) → Na+ (aq) + Cl- (aq)
Indicadores de PH: Para a determinação de PH utiliza-se a água pura como ponto neutro, pois possui concentração 7, ou seja, nem ácida, nem básica. Dessa forma para determinar o pH usa-se a expressão matemática, em que [H+] é a concentração, em mol/L, de hidrogênio. (PH= - log [H+])
Com o estudo ácido-base desenvolvido por Arrhenius, se fez necessário à implementação de