sainte chapelle
Tales Ramalho
Thamires Loyane
Sainte Chapelle
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI como requisito parcial à aprovação, no segundo semestre de 2013 do Curso de Arquitetura e Urbanismo, FATECS, UNICEUB.
Brasília, 21 de outubro de 2013
Arquitetura Gótica
Iniciada durante a Idade Média no norte da França, precede o Renascimento e tem um estilo visto como ousado, com suas catedrais monumentais. A arquitetura gótica aborda o teocentrismo, onde Deus é colocado como o fundamento de toda a ordem no mundo, assim a elevação para os céus era uma característica fundamental nas edificações.
O gótico mostrou um estilo diferente, as abóbodas elevadas, já não exigia paredes e muros de grande porte, mas se apoiavam em pilastras. Além do uso de vários suportes, como os constituídos por arcobotantes e contrafortes, que equilibravam externamente o peso excessivo das abóbodas. A planta baixa é forma pela abside, capelas radiantes ou absides secundárias, coro, cruzeiro, deambulatório ou charola, nave, nártex, transepto.
A luz é outra característica dessa arquitetura, e com as grandes alturas e o uso de paredes finas, foram criadas janelas com vidros trabalhos que criavam histórias com temas religiosos. As rosáceas eram janelas com formato de rosa, que iluminavam o transepto das catedrais francesas.
A ornamentação era bem trabalhada, trazia elementos da fauna e da flora, além das tracerias que serviam também como sistema estrutural nas janelas no lugar da alvenaria. Para a proteção dos “maus espíritos”, no topo dos contrafortes eram colocados gárgulas, que eram monstros de pedra.
A arquitetura gótica francesa foi só o início, esse estilo se espalhou pela Europa criando o gótico residencial e secular, inglês, italiano entre outros.
Saint Chapelle
O rei Luís IX governou a França de 08 de novembro de 1226 até sua morte em 25 de agosto de 1270. Ele reinou por 43 anos. Comumente referido