Trabalho 2
Nação, do latim natio, de natus (nascido).
Nação, o conceito está ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos do local. Podemos afirmar que a nação é uma espécie de agrupamento ou organização de uma sociedade a qual compartilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que possuem uma determinada tradição histórica. Ou seja, uma nação indica um povo que possui a mesma origem ou pátria, que pode possuir a mesma cultura, ideologia, língua, costumes e outras características em comum. Como exemplo de nação temos a nação brasileira, a nação chinesa, a nação americana e muitas outras.
Os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter da nação.
São requisitos secundários, que se integram na sua formação. O elemento dominante, que se mostra condição subjetiva para a evidência de uma nação assenta no vínculo que une estes indivíduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo.
População:
Designa a massa total dos indivíduos que vivem dentro das fronteiras e sob o império das leis de um determinado país. É o conjunto heterogêneo dos habitantes de um país, sem exclusão dos estrangeiros.
Povo:
No sentido amplo, equivale à população. Num sentido mais restrito, condiz com o conceito de Nação.
Raça:
Unidade bioantropológica (uma nação pode ser formada de várias raças).
Território:
É a base física, o âmbito geográfico da nação, onde ocorre a validade de sua ordem jurídica.
Governo:
É uma delegação de soberania nacional. Exprime sempre o exercício do poder soberano.
Soberania:
É uma autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder.
Quais as características para que se reconheça que um Grupo Humano pode ser considerado uma NAÇÃO? · concepção objetiva - funda a comunidade nacional em elementos de fato, determinados pela etnologia - raça, língua, religião, cultura, etc · concepção subjetiva - produto de uma consciência comum a